Paineis solares

19-02-2010 12:40

 “Um dos produtores de energia de Portugal”:

Acaba de nascer em Portugal uma das maiores centrais fotovoltaicas do mundo em ambiente urbano, nas instalações do MARL em Loures.
A Central Fotovoltaica do MARL nasce de um projecto ambicioso e de elevada complexidade, promovido pela MARL, SA, que por não ter no seu objecto social a comercialização de energia eléctrica, criou uma sociedade veículo – MARL Energia – e a colocou à venda para a execução do projecto de construção, operação e manutenção. A entidade vencedora do concurso de aquisição foi o Consórcio liderado pela Fomentinvest, SGPS.
Criada em finais de 2008, a Marl ENERGIA – Central Fotovoltaica, S.A., representa um investimento de 31 milhões de euros, sendo os seus accionistas a Caixa Capital, a New Energy Fund, a Fomentinvest e a Efacec.
Em Janeiro de 2009, a Marl Energia iniciou a fase de obra que, ao contrário do habitual, terminou 2 meses antes da data prevista. Este facto resulta da eficiência do Consórcio criado para a sua execução, entre a Efacec e Elecnor, empresas que são líderes de mercado em soluções integradas de produção, transmissão e distribuição de energia, em Portugal e Espanha.
A selecção do fornecedor internacional dos painéis fotovoltaicos teve por objectivo o rigoroso cumprimento das exigências internacionais IEC, TUV e VDE, a experiência de fabrico e a garantia de elevados índices de rendimento, empresa seleccionada foi a Atersa.
Os painéis Atersa A-220 de 220 Wp instalados na Central, têm todas as aprovações internacionais (IEC, TUV e VDE) com tecnologia de silício poli cristalino (maior eficiência eléctrica e optimização do custo da central) com elevada densidade de potência, esta característica permite colocar mais W por m2, factor importante, perante as restrições de área.

Funcionamento de painéis solares:

https://www.youtube.com/watch?v=bnpbJwPD2SU&feature=PlayList&p=DFCC0A331F7FBA6F&playnext=1&playnext_from=PL&index=1